EDUCAÇÃO INCLUSIVA – MÓDULO IV

“Educação especial/inclusiva: possibilidades, avanços e desafios”

 

Vídeo-aula 3: Ética e valores na ação educativa.

 

            Esta vídeo – aula, apresenta como a pessoas  devem ser  respeitadas levando em conta as especificidades de cada pessoa, seja ela aluno ou funcionário.

Para tanto, temos como  apoio no espaço escolar, Leis e Diretrizes que garantam discussões  sobre ética e cidadania.

Assim os desafios a serem vencidos e trabalhados são:

– valores, sentimentos e preconceitos;

– organização da escola;

– constituição da escola;

– traçar planos diagnósticos;

– recursos profissionais;

– família;

– nós mesmos.

Os principais pontos norteadores são as questões de exclusão no âmbito escolar e processo de luta para a inclusão.

Podemos aqui, fazer uma retomada de todo percurso  da educação inclusiva.

– 1° GRUPOS INDIVIDUALIZADOS;

– 2° RESPONSABILIDADE DO ESTADO;

– 3° UNIVERSALIZAÇÃO DO ESTADO A EDUCAÇÃO.

Sendo assim temos a Educação como instância privilegiada para se educar, corrigir práticas intolerantes e que aumente o respeito e a solidariedade.

Trabalhar os conflitos  e apresentar como lidar com eles, como por exemplo o aluno com NEE em escola regular, de forma a não praticar a inclusão perversa, que é estar em sala de aula, porém , ao mesmo tempo estar fora dela.

Vídeo-aula 4: Ética e Saúde a escola

            Nesta vídeo – aula, apresenta a Ética e Saúde na escola, onde se define o aluno com Necessidade Educacionais Especiais,assinalando e especificando ao campo as saúde, definindo o que é transtorno e deficiência.

Em minha vivência ter uma aluno com NEE, é um aprendizado, porém devemos esperar críticas de pais e o desafio de estar se capacitando a todo momento, tendo a família que na maioria das vezes não apóia a unidade escolar.

Em minha experiência profissional, pude trabalhar em uma unidade da APAE, e percebi que  um dos maiores desafios na educação de alunos com NEE, é a própria família aceitar a criança, pois já ouvi relados  que me deixou triste. Uma mãe, em uma das reuniões relata que …” Já nem queria, quando nasceu veio assim…….”

Tristemente sinto que muitas famílias não aceitam  terem filhos com NEE, o que deixa nosso trabalho com mais barreiras a serem vencidas.

           

Vídeo-aula 7: Crianças e jovens com necessidades especiais na escola – dialética da inclusão / exclusão.

 

            Mesmo sabendo que quem pode diagnosticar é um neurologista, ainda temos familiares que duvidem do diagnóstico de uma criança, colocando a prática do professor em sala de aula, como apenas atividades simples e que não valem nada.

Em minha experiência diária, tenho uma criança com NEE, em que percebo que a mãe quer transmitir toda a responsabilidade de educar para a escola, mesmo sabendo que nós precisamos dela e ela de nós.

Porém posso dizer que não se deve limitar um aluno a laudos.

 

Vídeo-aula 8: Contradições de valores na escola: entrelaçados da história com a história da educação e da educação especial.

            Nesta vídeo aula, podemos fazer uma reflexão a respeito da trajetória da Educação para todos.

– 1944 – DDU/DUDH/ONU

– 1990 – Conferência da Tailândia.

– 1994 – Salamanca.

– 1988 – Direitos para os portadores de NEE;

– 1996 – LDB;

– 2000 – Acessibilidade;

– 2001 – Plano Nacional de educação;

– 2002 – Libras nos meios legais.

– 2007 – Política Nacional da Educação Especial.

O professor deve ser conhecedor dessas leis para brigar pelos direitos de seus alunos.

Vídeo-aula 11: Legislações, declarações e diretrizes.

            Os vídeos de apoio mostram bem a importância da inclusão e a ao se limitar a laudos.

Esta vídeo aula, além de apresentar toda a trajetória da Educação Inclusiva no Brasil, apresenta que nos dias atuais, temos muito apoio, apesar de ainda não ser o ideal.

Que cada professor em sua ética profissional pode e deve exigir os recurso necessários para seus alunos.

Minha vivência com alunos NEE, é estar como orientadora pedagógica da EJA, onde temos muitos DAS( Deficiência auditiva).

Temos a consciência de trabalhar em duas línguas, tendo a Libras como Primeira Língua e o Português como segunda língua, traduzir atividades, procurar material adequado e sermos capacitados sempre.

 

Vídeo-aula 12: Como vem sendo organizada a educação especial no país?

            A organização das escolas especiais no país também tem a sua história.

Desde o início as escolas eram direcionadas por especificidades, hoje se trabalha em uma escola para todos.

É possível pensar em uma escola para todos?

Respondo que sim,pois se o educador tiver o apoio da família, da escola e apoio dos profissionais da saúde poderá fazer um bom trabalho em prol da aprendizagem de seus alunos.

 

Vídeo-aula 15: Como anda a educação especial no país??

            Esta aula apresenta como devemos traçar políticas, programas de formação continuada e obter recursos com informações lacunares.

Também nos alerta para não ficarmos nos prendendo a laudos.

 

Vídeo-aula 16: Trajetórias escolares de deficientes e a EJA: a questão do fracasso escolar.

            Quem são nossos alunos da EJA? De onde vêm? Como chegaram e porque chegaram na EJA?

Respondendo a essa perguntas podemos conhecer nossos alunos e assim elaborar nosso planejamento.

Conhecer a trajetória de cada aluno é essencial para o aprendizado, pois, começamos de onde o aluno parou, devemos iniciar seu aprendizado do o aluno já sabe.

Em muitos casos a escola para o aluno da EJA, tem apenas a função social e para outros apenas a socialização.

Não devemos transformar a Eja em um depósito de educandos advindos de escola de Educação Especial, que por sua idade freqüenta  a Eja apenas por um certificado.

 

Vídeo-aula 19 : O todo pela parte

Devemos tirar o foco da pessoa deficiente. Esta vídeo aula apresenta  o estigmatizado desacreditado, que é aquele que apresenta características distintas, e o estigmatizado desacreditável, que é aquele em que não se tem a deficiência aparente como: epilético,TDAH ou distúrbio de comportamento.

 

Vídeo-aula 20: A complexidade no estudo dos processos desenvolvimentais humanos

            O vídeo apresenta que o desenvolvimento do indivíduo, depende de grandes fatores: noções de maternidade,cuidados com a educação,práticas sociais, sendo o educador mediador deste desenvolvimento.

 

Vídeo-aula 23: A educação de pessoas com necessidades especiais é de fato ineficaz?

            Para a educação de alunos com NEE temos muitos recursos, como libras , amplificadores visuais.

Para os DI, devemos levar em conta a idade, estar atenta ao diagnósticos para saber como trabalhar como fazer a sociliazação e como preparar a relação do aluno com o meio.

 

 

 

 

Vídeo-aula 24: Modelos de ensino: das concepções docentes às práticas pedagógicas

                Os desafios da inclusão:

– O que ensinar?

– como lidar e articular as diferenças?

Para enfrentar barreiras, devemos trabalhar em equipe, trazendo os familiares para a unidade escolar, professores se preparando, a coordenação fazendo uma reflexão, grupos de estudos nos HTPCs e parcerias.

Nesta forma podemos educar e aprender no todo, fazendo para os alunos com NEE, aprendam com significação exercendo seus direitos de cidadãos.

Vídeo-aula 27 : O professor não pode estar só: parcerias dentro da escola.

Para um bom trabalho o professor deve estar apoiado pelos especialistas como: neurologistas, psicólogos,  fonoaudiólogo,pais , profissionais da saúde e sobre tudo, acolher e ser acolhido, pois a educação sozinha não é significativa.

 

Vídeo-aula 28: O professor não pode estar só. O espaço interdisciplinar e com a comunidade.

O professor deve conhecer seu alunos em um todo, também conhecer a trajetória de seu aluno, estar em estudos nos HTPCs, para melhor preparar sua aulas, elogiar as potencialidades de seus alunos visando o pleno desenvolvimento do aluno.

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